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A orçamentação é um aspeto crítico do planeamento financeiro que fornece um roteiro para alcançar os objetivos financeiros. Os orçamentos, tanto pessoais como empresariais, servem como uma ferramenta de tradução para ajudar a orientar a tomada de decisões financeiras. A orçamentação empresarial pode ser vista como um orçamento pessoal maior e mais abrangente, com o negócio a agir como o indivíduo. Em qualquer dos casos, um orçamento serve para ajudar na gestão dos custos e constitui uma base para medir o progresso em direção aos objetivos de uma empresa.

O que é o orçamento?

No seu núcleo, um orçamento é um dispositivo que é utilizado para planear e governar as atividades empresariais. O orçamento empresarial ou empresarial existe há mais de um século.

Um orçamento empresarial é uma estimativa abrangente do que serão as despesas e receitas de uma empresa para um determinado período fiscal. Muitas vezes, as pessoas pensam num orçamento em termos de despesas, mas isso é apenas parte de um orçamento.

Cada orçamento corporativo incluirá tanto a orientação de receitas como estimativas de despesas, sendo cada uma delas derivada de resultados históricos ajustados para pressupostos sobre o futuro. Os orçamentos são uma grande prioridade para os departamentos financeiros, e cada empresa requer um orçamento, até certo ponto, para poder funcionar eficientemente.

No ambiente atual, a orçamentação empresarial é uma das principais atividades na gestão do desempenho empresarial.

Os modernos desenvolvimentos no software permitem às empresas desenvolver orçamentos com maior confiança e precisão.

Por exemplo, o orçamento poderá ter em conta novos sub-mercados que são agora acessíveis, impulsionando assim as diretrizes de receitas. Por conseguinte, o orçamento serve como alvo para os departamentos de vendas conceberem táticas de marketing.

No extremo oposto, talvez uma organização tenha consolidado as suas operações e espera ver como resultado reduções de custos. O orçamento fornecerá os alvos para que as equipas de operações se esforcem por atingir. Em ambos os casos, o orçamento funciona como um recurso de referência na conceção dos objetivos individuais de cada departamento.

Um bom orçamento deve ser sempre detalhado e exaustivo, resultando num guia útil para atingir os objetivos do plano estratégico de uma empresa, e deve resultar em indicadores de desempenho claros através dos quais se possa medir o progresso da empresa.

 

O objetivo central de um orçamento é ajudar no planeamento. Um processo orçamental obriga os líderes a considerarem o que poderá ocorrer no próximo período e exige que planeiem em conformidade. Como resultado, o orçamento ajuda a coordenar e facilitar as várias atividades de uma empresa. Isto porque os gestores são frequentemente obrigados a compreender as necessidades de cada departamento e como interagem uns com os outros.

Um dos objetivos de um orçamento é ajudar a motivar os gestores e o pessoal a alcançar o resultado desejado, alinhando os seus objetivos com os objetivos do negócio. Como resultado, os gestores são deixados com métricas-chave para avaliar o desempenho do seu departamento e do seu pessoal. Consequentemente, os gestores podem então ser avaliados com base na forma como executaram o plano.

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Este artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta da legislação em vigor.