Search here:

Blog

Home > Contabilidade  > O processo de orçamentação

Talvez o maior desafio que os líderes empresariais enfrentam seja desenvolver uma estratégia e depois converter essa estratégia em alvos tangíveis. Esses alvos são então reduzidos ao orçamento.

Uma vez que os objetivos estejam em pedra, podem ser desenvolvidas estratégias para os atingir. Uma vez concebida uma estratégia, será importante seguir a eficácia da estratégia, o que significa que será necessário criar um conjunto de medidas relevantes. No final, podem ser identificadas metas que manterão o progresso em direção aos objetivos e que podem ser efetivamente medidas.

O processo começa tipicamente vários meses antes do início do ano fiscal. A maioria das empresas estabelece orçamentos e depois segue-os através de um processo chamado “análise de variância”. Enquanto cada metodologia orçamental resulta em processos orçamentais ligeiramente diferentes, cada orçamento seguirá normalmente o mesmo caminho sistemático.

Como pode imaginar, uma abordagem sistemática à orçamentação é a que produz mais benefícios. Isto porque um orçamento bem fundamentado tem em conta resultados passados, que devem ser vistos através da lente do que estava a acontecer no negócio naquele momento.

Isto significa que um orçamento precisa de ter em conta receitas e despesas históricas sem ter em conta certas situações extraordinárias que possam ter levado a circunstâncias extremas que são anormais.

O processo orçamental serve como uma abordagem sistémica para estabelecer objetivos, recolher dados históricos, e interpretar esses dados para construir um orçamento à volta desses objetivos. Isto significa que o primeiro passo na elaboração de qualquer orçamento consiste em considerar os objetivos da organização.

Passos no processo de orçamentação:

  • Comunicar com a direção
  • Estabelecer objetivos e metas
  • Desenvolver um orçamento detalhado para apoiar os objetivos e metas
  • Compilar e rever o modelo de orçamento
  • Rever o orçamento e fazer alterações conforme necessário.
  • Aprovar o orçamento

Embora alguns orçamentos possam ter outros passos ou excluir certos passos, quase todos os orçamentos seguirão este quadro.

Qualquer dúvida ou questão entre em contato connosco pelos meios online disponíveis.

Este artigo é meramente informativo e não dispensa a consulta da legislação em vigor.