Search here:

Blog

Home > Formação  > A profissão de Contabilista na era digital

As condições para exercer a profissão de contabilista evoluiram de forma favorável nos últimos anos. Essa evolução foi catalisada pela adoção crescente de software em cloud, a famosa nuvem, que permite aos profissionais trabalhar de forma mais flexível, remota e virtual. Com esta mudança, os serviços oferecidos e as oportunidades de negócio têm vindo a crescer também.

Se, a nível pessoal, já não nos imaginamos a viver sem tecnologia, também no mundo empresarial os avanços tecnológicos fazem a diferença.

Mas esta inovação digital a ritmo acelerado levanta algumas questões que têm de ser consideradas, nomeadamente na contabilidade online, quais as melhores práticas e o que é realmente importante ter em conta?

Arquivar papéis por ordem de data deixará de ser o papel do contabilista, pois os processos que são repetitivos passam a ser feitos pelos sistemas de informação.

As empresas podem responder de forma prática e célere às constantes necessidades tributárias. Da mesma forma que todos os registos dos ativos, também o que é relativo a salários, gestão de tesouraria, entre outros.

Desta maneira o contabilista deve familiarizar-se com os termos tecnológicos que vão estar presentes na sua atividade, como por exemplo blockchain , que Rui Serapicos1 explica de uma forma bem simples com um exemplo prático ligado á nossa actividade: ‘…em termos contabilísticos, a blockchain é um livro de razão distribuído, na prática é uma folha de Excel gigante não editável, ou seja, editável só pela primeira vez onde eu vou fazer a concatenação das células à medida que vão entrando novas informações…’.

A evolução da tecnologia vai permitir automatizar trabalhos diários sem dano para a atividade e Carlos Plácido2 refere que enquanto o contabilista tiver as competências e o know how, a profissão nunca estará posta em causa.

A era digital vem assim valorizar o papel do contabilista na análise do negócio, no seu papel de consultor, com uma maior interação com o cliente e assim ajudando na estratégia da empresa e contribuir activamente para a sua sustentabilidade.

 

1 Diretor financeiro da Transportes Urbanos Braga/ Docente IPCA

2 Membro da Aliança Portuguesa de Blockchain

Fonte: Conferência na era digital a dia 3-10-2018 promovido pela OCC, https://www.youtube.com/watch?v=-2hMxv9hbDg&t=127s