Investimento e a escolha certa
Pretendemos sensibilizar para a importância de conhecer o contexto fiscal dos rendimentos obtidos em consequência dos investimentos realizados, em particular dos relacionados com os imóveis. Assim, vai ser disponibilizada informação sobre esta matéria.
A escolha do investimento a realizar é apenas uma parte do processo para atingir a performance financeira.
Em Portugal, qualquer pessoa individual ou coletiva (sociedade) que obtenha cá rendimentos ou seja residente em território nacional deve aconselhar-se de forma a minimizar os impactos fiscais, particularmente os sujeitos a englobamento como é o caso das mais valias.
Conhecer a forma como os rendimentos obtidos são tributados é fundamental para otimizar o planeamento fiscal e minimizar os impactos tributários.
Frequentemente a estratégia de investimento é ajustada em função das consequências fiscais e parafiscais reduzindo o contexto de incerteza e pode ocorrer em sede de uma atividade empresarial ou fora dela.
Não conhecer a regulamentação e os requisitos adicionais de reporte aumentam os perfis de risco do investidor.
Os avanços na tecnologia e nas soluções de integração e análise de dados vieram acelerar aquilo a que se chamam tecnologias disruptivas, criando oportunidades de transformação na função fiscal.
Estes avanços podem ter um efeito muito significativo na forma de funcionamento das funções fiscais das pessoas e organizações, podendo criar grande impacto na sua estrutura e na utilização de novos avanços tecnológicos.
Está a desaparecer a ideia de que os profissionais ligados à fiscalidade apenas prestam aconselhamento e preenchem formulários de forma a garantir o compliance fiscal.
A transformação da função fiscal permitirá ter um controlo mais eficaz dos dados gerando mais eficiência pessoal e se for o caso, dentro da própria organização.
O sistema fiscal português tributa os rendimentos enquadrando os mesmos em categorias, sendo que a legislação vigente lhe permite, em alguns tipos de rendimentos, optar pelo seu englobamento ou não.
Não perca o próximo artigo onde falamos das categorias de rendimentos em Portugal!
Nota: Dispensou-se utilização de linguagem técnica de forma a tornar o texto mais acessível aos destinatários.