20 razões para uma empresa ter um plano de negócios
1.Para provar que o negócio é relevante.
Um plano de negócios formal é necessário para mostrar a todas as partes interessadas – empregados, investidores, parceiros e ao próprio empreendedor – que está empenhado em construir o negócio. Quando cria o plano automaticamente pensa-se na seleção de estratégias que irão impulsionar o crescimento.
2. Estabelecer marcos de negócio.
O plano de negócios deve estabelecer claramente os marcos de longo prazo que são mais importantes para o sucesso do negócio. Segundo Guy Kawasaki, um marco é algo suficientemente significativo para voltar para casa e contar à sua cara metade (sem o aborrecer até à morte).
3. Para melhor compreender a concorrência.
A criação do plano de negócios obriga a analisar a concorrência. Todas as empresas têm concorrência, sob a forma de concorrentes diretos ou indiretos, e é fundamental compreender as vantagens competitivas da empresa. E se atualmente não tem vantagens competitivas, para perceber o que deve fazer para obtê-las.
4. Para melhor compreender o cliente ou o público-alvo.
Porque é que compram quando compram? Por que não compram quando não compram? Uma análise aprofundada do cliente é essencial para um plano de negócios eficaz e para um negócio bem-sucedido. Compreender os clientes não só permitirá criar melhores produtos e serviços para eles, como também permitirá alcançá-los de forma mais rentável através de publicidade e promoções.
5. Enunciar pressupostos anteriormente não declarados.
O processo de elaboração do plano de negócios ajuda a trazer para primeiro plano suposições anteriormente “ocultas”. Ao escrever e avaliar, pode ser testado e analisada a sua validade. Por exemplo, pode ter sido assumido que os retalhistas locais são os canais de distribuição do seu produto, com um plano pode ser avaliado os resultados deste cenário.
6. Para avaliar a viabilidade do investimento.
Quão boa é esta oportunidade? O processo do plano de negócios envolve a pesquisa do mercado-alvo, assim como do cenário competitivo, e serve como um estudo de viabilidade para o sucesso do negócio. A conclusão pode passar por ter de avançar com um investimento diferente para ter mais hipóteses de sucesso.
7. Para documentar o modelo dos rendimentos
Como é que o negócio vai ganhar dinheiro exatamente? Esta é uma questão crítica para responder por escrito, para o empreendedor e para possíveis investidores. Documentar o modelo de obter rendimentos ajuda a enfrentar desafios e suposições associadas ao modelo. E ao ler o plano, outros poderão sugerir fluxos de rendimentos adicionais a considerar.
8. Para determinar as necessidades financeiras.
O negócio precisa de angariar capital? Quanto é que precisa? Um dos objetivos de um plano de negócios é ajudá-lo a determinar exatamente qual o capital necessário e como vai ser utilizado. Este processo é essencial para angariar capital para o negócio e para investir efetivamente o capital. Também permite planear com antecedência, particularmente se for necessário angariar fundos adicionais no futuro.
9. Para atrair investidores.
Um plano de negócios formal é a base para propostas de financiamento. O plano de negócios responde às perguntas dos investidores, tais como: Existe a necessidade deste produto/serviço? Quais são as projeções financeiras? Qual é a estratégia de saída da empresa? Embora os investidores geralmente queiram ter uma reunião mais pessoal, antes de ser passado o cheque, em quase todos os casos, também irão rever minuciosamente o plano de negócios.
10. Para reduzir o risco de perseguir a oportunidade errada.
O processo de criação do plano de negócios ajuda a minimizar os custos de oportunidade. Escrever o plano de negócios ajuda a avaliar a atratividade da proposta, em comparação com outras oportunidades. Por isso, são tomadas melhores decisões.
11. Incentiva a pesquisa e a conhecer de forma mais profunda o mercado.
Quais são as tendências mais importantes na indústria? Quais são as maiores ameaças para a mesma? O mercado está a crescer ou a diminuir? Qual é a dimensão do mercado-alvo do produto/serviço? A criação do plano de negócios ajuda a obter uma compreensão mais ampla, profunda e matizada do mercado.
12. Para atrair empregados e uma equipa de gestão.
Para atrair e reter talentos de alta qualidade, é necessário um plano de negócios. Ele inspira os empregados e a gerência que a ideia é sólida e que a empresa está preparada para atingir os seus objetivos estratégicos. É importante, à medida que cresce a empresa, os colaboradores operacionalizam a maior parte do trabalho. Por isso, alinhá-los e motivá-los será a chave do sucesso.
13. Para traçar o percurso e concentrar esforços.
O plano de negócios fornece um roteiro a partir do qual pretende-se operacionalizar o negócio e para procurar a direção em momentos de dúvida. Sem um plano de negócios, há maior tendência para mudar constantemente as estratégias de curto prazo sem uma visão dos objetivos a longo prazo.
14. Para atrair parceiros.
Os parceiros também querem ver um plano de negócios, a fim de determinar se vale a pena fazer uma parceria com o negócio. Estabelecer parcerias requer frequentemente tempo, capital e as empresas serão mais propensas a associar-se ao negócio se conseguirem ler uma explicação detalhada da empresa.
15. Para posicionamento da marca.
A criação do plano de negócios ajuda a definir o papel da empresa no mercado. Esta definição permite descrever sucintamente o negócio e posicionar a marca para os clientes, investidores e parceiros.
16. Para julgar o sucesso do negócio.
Um plano de negócios formal permite comparar resultados operacionais reais versus o próprio plano de negócios. Desta forma, permite analisar claramente se os objetivos estratégicos, financeiros e operacionais foram atingidos ou não e porquê.
17. Para reposicionar o negócio para lidar com as condições de mudança.
Por exemplo, durante condições económicas difíceis, se os modelos atuais de vendas e operacionais não estiverem a funcionar, pode ser reescrito para definir e tentar validar novas ideias e estratégias.
18. Para documentar o plano de marketing.
Como é que vai chegar aos clientes? Como é que os vai reter? Qual é o orçamento para a publicidade? Que preço irá cobrar? Um plano de marketing bem documentado é essencial para o crescimento de um negócio. E as estratégias e táticas de marketing que são utilizadas evoluirão todos os anos, pelo que é fundamental rever o plano de marketing pelo menos anualmente.
19. Para compreender e prever as necessidades da empresa em termos de pessoal.
Depois de completar o plano de negócios, não será surpreendente se a empresa ficar subitamente com falta de pessoal. Pelo contrário, o plano de negócios fornece um roteiro para ser percebido as necessidades de recrutamento atempadamente, e assim ajuda a assegurar uma expansão mais suave. Também pode garantir o timing correto, uma vez que leva tempo a recrutar e formar grandes colaboradores.
20. Para desvendar novas oportunidades.
Através do processo de brainstorming e entrevistas criativas, é provável que o negócio seja visto de perspetivas diferentes. Como resultado, muitas vezes surgirão novas ideias para comercializar o produto/serviço e para gerir o negócio. É a apresentação destas ideias e a execução que muitas vezes faz a diferença entre um negócio que falha ou apenas sobrevive e outro que prospera.
Neste link explicamos melhor o que é um plano de negócios: https://rmp.com.pt/plano-de-negocios/ , em suma, é um documento que detalha o conceito do negócio e a estratégia para o crescimento sustentável do mesmo.